27 dezembro 2019

Morre mergulhador que salvou 12 crianças de gruta na Tailândia

Beiret Bureerak (foto) morreu 17 meses após contrair uma infecção no sangue durante o resgate na caverna tailandesa . ─ Imagem: Royal Thai Navy/Facebook
Um mergulhador da força de elite da Marinha da Tailândia que participou do resgate dramático de 12 meninos e seu técnico de futebol em uma caverna inundada do norte do país no ano passado morreu devido a uma infecção sanguínea que contraiu durante a operação, informou a Real Marinha Tailandesa nesta sexta-feira, 27.


O suboficial Beiret Bureerak vinha recebendo tratamento, mas sua condição piorou, disse a Marinha em um comunicado. Não há detalhes sobre a doença contraída pelo mergulhador.

Ele foi o segundo militar tailandês morto por causa do resgtae dos meninos e do técnico do Javalis Selvagens. Outro agente de resgate, o ex-mergulhador da Marinha e sargento Saman Kuman, morreu durante a operação de salvamento.

O técnico do time Javalis Selvagens, Ekapol Chanthawong, e 12 meninos foram explorar as cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no dia 23 de junho de 2018, quando um temporal da estação de chuvas inundou o sistema de cavernas e os prendeu no subsolo.


Agentes de resgate carregam um dos meninos do time de futebol “Javalis Selvagens”, para a retirada da caverna inundada – 11/07/2018 Marinha Real Tailandesa/AFP
Eles sobreviveram durante nove dias graças à água que pingava das rochas até serem encontrados. Voluntários do exterior se uniram ao esforço de resgate concluído em 10 de junho, quando os meninos e o treinador foram todos retirados ilesos.

Por REUTERS